Cibersegurança no Natal

Como todo especialista em segurança da informação sabe, os cibercriminosos adoram os feriados. Usuários mais experientes podem esperar golpes de vendas e phishing sob o disfarce de presentes e de mensagens de felicitações, enquanto as organizações podem esperar ataques DDoS em seus servidores (como os que os serviços Xbox e PlayStation já experimentaram) ou, pior, invasões de rede (é com você, BBC) . Para os invasores de rede, o Natal oferece duas oportunidades de ouro. A primeira é que as pessoas relaxam antes do recesso, deixando-as menos atentas para um incidente sério e, a segunda, muitos funcionários de TI estão de folga. Ambos os fatores afetam negativamente a velocidade e a eficácia da resposta. Para minimizar as chances de um ataque bem-sucedido, você pode tomar algumas medidas simples, mas bastante eficazes. Claro, eles não garantem segurança total, mas reduzem bastante as opções dos hackers.

5 dicas de segurança para seguir neste natal:

1. Faturas falsas de serviços de entregas para roubar seu dinheiro.

Os cibercriminosos muitas vezes enviam faturas e avisos de entrega falsos. Eles enviam e-mails aos consumidores solicitando informações de como funciona um cartão de crédito para reembolso na conta, ou solicitam que os usuários abram uma fatura on-line ou um formulário da alfândega para receber uma encomenda. Se a pessoa seguir as instruções, suas informações serão roubadas ou programas mal-intencionados serão instalados automaticamente em seus computadores.

2. Redes sociais

Um Cibercriminoso “quer ser seu amigo”. É bom não se iludir com convites desse tipo, pois ao clicar nos links desses e-mails é possível instalar automaticamente programas mal-intencionados nos computadores e permitir o roubo de informações pessoais.

3. Os perigos dos cartões de Natal virtuais

Os cibercriminosos lucram com os consumidores que enviam cartões de Natal virtuais em uma tentativa de ser ecologicamente conscientes. No último Natal, o McAfee Labs descobriu um worm disfarçado de cartões virtuais da Hallmark e de promoções de Natal do McDonald’s e da Coca-Cola. Anexos de e-mail com PowerPoints natalinos também são bastante usados pelos criminosos virtuais. Cuidado com os links nos quais você clica.

 4. Se for comprar pela Internet, cuidado com as redes sem fio

A Forrester Research Inc. prevê o aumento das vendas de Natal pela Internet neste ano, em busca de promoções. Enquanto os usuários compram e navegam em pontos de acesso abertos, os hackers podem espionar a atividade deles para tentar roubar suas informações pessoais. A McAfee orienta os usuários a nunca fazer compras pela Internet usando computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas.

5- Golpes de roubo de senhas

O roubo de senhas aumenta de maneira desenfreada no final do ano, pois os ladrões virtuais utilizam ferramentas de baixo custo para descobrir a senha das pessoas e distribuir programas mal-intencionados para gravar a digitação, conhecidos como “programas de captura de digitação” (ou keyloggers). Quando os criminosos conseguem acesso a uma ou mais senhas, ganham passe livre às informações bancárias e de cartão de crédito dos consumidores e podem limpar as contas em questão de minutos. Também é comum que eles distribuam spam da conta do usuário para seus contatos.